Confecção de Folha de Pagamento

Confecção de Folha de Pagamento

O que é folha de pagamento?

A folha de pagamento é o espelho das informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela é usada para demonstrar o salário bruto e líquido, além de ter função operacional, contábil e fiscal. Nela vem descrito tudo que o funcionário recebe e todos os descontos que são realizados.

A elaboração da folha de pagamento e a entrega do recibo de pagamento (ou holerite) de cada funcionário, são atividades obrigatórias para qualquer empresa e exigem conhecimentos bem específicos na área de RH. Por isso, é mais do que comum a empresa contar com uma contabilidade para ajudar neste sentido, com o cálculo correto dos valores, mantendo tudo dentro dos padrões da lei. No entanto, cabe a empresa se preocupar com a organização das documentações e movimentações financeiras que acontecem entre empresa/funcionário/governo. A contabilidade ajuda a transformar toda essa relação de trabalho em fatos numéricos através de códigos, porcentagens e cálculos complexos que depois são traduzidos na folha de pagamento. Como é elaborada a folha de pagamento?

Assim como cada empresa tem suas especificações para o controle financeiro, na elaboração da folha de pagamento não é diferente. Não existe uma receita mágica ou um modelo oficial. Por isso ela pode ser adaptada aos critérios que combinam melhor com sua empresa desde que não prejudique nenhum ponto de vista legal.

Para ser elaborada, toda folha de pagamento deve se basear em algumas informações:

– O valor do salário de contratação do funcionário

– A frequência: faltas, atrasos e afastamentos

– Os descontos de encargos sociais

– A forma de pagamento e a data que o valor estará disponível

Para composição dos salários líquidos, que deverão estar na conta dos trabalhadores no dia acordado, os valores da folha de pagamento são divididos em duas partes: Proventos e Descontos.