Conferência / Conciliação Bancária

Conferência / Conciliação Bancária

A Conciliação Bancária é a simples conferência dos extratos bancários e dos saldos de caixa com o Controle Financeiro da Empresa. A partir dele é possível verificar se todos os lançamentos estão corretos e não há nenhuma anormalidade.

Além disso, saber que o Saldo Bancário está correto é importantíssimo para a analise do fluxo de caixa realizado com suas despesas e receitas, e as inferências com relação a redução de despesas. O saldo bancário correto também influência a verificação de caixa futuro para as atividades operacionais.

2. Como fazer a conciliação bancária

O processo inteiro envolve três passos básicos, que podem ser facilmente esquematizados para estabelecer um processo interno claro, são eles:

O monitoramento dos fluxos de caixa nos extratos bancários;

O confronto com as informações internas e registros de pagamento e recebimentos;

A correção de erros e informações não previstas.

No monitoramento dos fluxos de caixa, é preciso estabelecer uma rotina diária. Se levar tempo para faze-la a maior parte dos benefícios será perdida, assim como o histórico de algumas operações.

A classificação de todas as contas de movimentações bancárias deve ser bem ordenada. Armazenar o documento base servirá bem para a organização e posterior envio de documentos para o contador.

Você deve monitorar o recebimentos de clientes; as tarifas bancárias; os impostos de transações bancárias, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); pagamento de salários, dentre muitos outros.

Tendo feito isso, partimos para o segundo passo: confrontar todos os dados obtidos internamente, através de controle de caixa.

Esse controle de caixa deve ser feito com os documentos obtidos na empresa, como contas a pagar e contas a Receber. De posse da informação, confira se os detalhes do lançamento são compatíveis, verificando valores e datas de cada um dos registros.

Por fim, chegamos ao terceiro passo. Ao identificar quaisquer erros, corrija imediatamente, ou, se o problema for da própria instituição financeira, faça de forma breve a solicitação da compensação dos valores indevidos. Isso vai garantir um controle sempre organizado e sem pendências